terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ping-pong com Filomena Amoroso


Os relacionamentos atuais refletem alguns aspectos que vêm se modificando desde a revolução feminista. Com a entrada efetiva da mulher no mercado de trabalho, a descoberta da pílula anticoncepcional, e outras conquistas femininas ao longo da história, os relacionamentos passaram a ter outra configuração, e o homem passou de dominador para dominado em muitos dos casos.
Sobre esse assunto, procuramos uma mulher, mãe, trabalhadora, escritora e blogueira, para trocar algumas informações sobre as novas configurações dos relacionamentos e os prós e contras de se ter a figura da mulher tão modificada ao longo dos anos.
Filomena Amorosa que escreve no blog www.codigodeideias.zip.net e é autora do livro Os Códigos da Alma nos concedeu uma entrevista que rendeu algumas conclusões.

Ping-Pong:

Nave Mãe: O que torna um relacionamento viável?
R: Em primeiro lugar a capacidade de você manter sua individualidade. Depois ter afinidades, seja amigo, ficante, namorado, é fundamental para que a relação não se desgaste tanto. E por último, saber compartilhar os altos e baixos.

Nave Mãe: Em sua opinião, por que os relacionamentos estão cada vez mais abertos e sem limitações?
R: Por serem um reflexo do mundo atual,onde descartam cada vez mais os velhos padrões e as pessoas percebem que,relacionar-se não tem nada a ver com obrigações.Hoje fica junto quem quer,porque os afins se atraem.

Nave Mãe: Quem mais exterioriza as emoções,os homens ou as mulheres?
R: Claro que as mulheres

Nave Mãe: Por quê?
R: Porque os homens são muito mais racionais e tem dificuldades de expor seus sentimentos.
Nave Mãe: A mulher tem atualmente, um maior espaço no mercado de trabalho, como isso reflete nas relações?
R: Antigamente as mulheres não tinham espaço algum para debater ou reclamar das pressões feitas pela sociedade. Hoje com a independência financeira a mulher atinge seus objetivos e conquista seu espaço, o que antes era quase impossível. Isso afeta diretamente nas relações, pois agora a mulher não precisa baixar a cabeça por qualquer motivo. O anticoncepcional também foi um avanço, a mulher pode ter relações sexuais quase sem se preocupar com a concepção, assim como os homens.

Nave Mãe: Dá pra ter bons relacionamentos e ao mesmo tempo ser livre?
R: Quem é livre naturalmente, ou seja, na essência, sempre vai conseguir relacionar-se bem.

Nave Mãe: Explique melhor “bons relacionamentos’’.
R:Uma pessoa bem resolvida, não vai jogar na mão do outro todas as suas expectativas, carências, dependências e medos, porque só a gente consegue preencher nossos vazios. Assim a liberdade de pensar, de sentir, de realizar é fundamental para que possamos ter relações saudáveis. No blog Código de Idéias postamos um artigo dizendo que “o prazer é uma canção de liberdade”.

Filomena Amorosa acredita também que com a liberdade concedida à mulher os relacionamentos estão menos polarizados, ou seja, nem o homem, nem a mulher prevalecem. “Na hora de tomar decisões, acontece hoje um consenso entre as duas partes. Os dois opinam e chegam às conclusões sempre juntos”.

Um comentário:

  1. Oi Ma e Fe!
    Muito fera, o que vocês escrevem, eu como uma adepta da bioenergética, tenho que tirar o chapéu. Na escrita há corpo,grounding, liberdade de expressão, reconhecimento de uma sociedade moldads atrás de imagens projetadas pelos outros. Precisamos tirar as máscaras e nos expressar sem medo de ser feliz. Fazer valer nosso espaço como pessoa, única "eu" aqui e agora.
    Beijos

    ResponderExcluir